Este blogue foi criado por um grupo formado por quatro raparigas com a ajuda da sua professora de Área de Projecto. O blogue das portuguesas permite que vocês leiam a informação e esclareçam as vossas dúvidas acerca da disciplina de Língua Portuguesa do 8º ano !! Esperamos que gostem e nos visitem !!! Cristiana, Inês Fernandes e Marta.


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Exercicios de Pronominalização

Aqui tens , uns exercicios para tentares realizar ,Diverte-te :)

Exercícios

1. As frases apresentadas integram vários pronomes de diversas subclasses. Identifica-os e regista-os nos quadros que se seguem:


1. Vendi a bicicleta velha e comprei esta.
2. A Catarina esqueceu-se do livro e eu emprestei-lhe o meu.
3. O Roberto vai trabalhar connosco.
4. Encontrámos a Raquel e convidámo-lo para a festa. Ela aceitou.
5. Como o carro dos pais da Adriana já está cheio, ela vai no nosso.
6. O nosso professor de Matemática é este. O vosso é aquele.


7. Vós entregais os livros aos colegas e eles distribuem-nos entre si.
8. Aqui está a minha casa. Aquela é da Carmen.
9. Nós bem avisámos a Milene e a Melissa, mas elas não fizeram caso.
10. O meu pai vai comigo a Lagoa, mas o do Eurico não pode ir.
11. Esta bicicleta está velha, mas a tua anda a cair!





2. Faz a pronominalização das expressões sublinhadas:
a) A mãe comprou um computador ao Sérgio.
________________________________________________________________________________________________________
b) A mãe comprou um computador ao Sérgio.
________________________________________________________________________________________________________
c) A mãe comprou um computador ao Sérgio.
________________________________________________________________________________________________________

3. Reescreve o texto que se segue, evitando as repetições através da utilização dos pronomes adequados:

Quando vi o Joaquim pela primeira vez, o Joaquim usava um cabelo tão comprido que eu até pensei, quando vi o Joaquim de costas, que o Joaquim era uma rapariga! Agora, quando eu e o Joaquim pensamos na cena e na cara que eu fiz quando o Joaquim se virou, o Joaquim e eu rimos imenso. É claro que eu já disse ao Joaquim como o Joaquim fica melhor, desde que o barbeiro cortou o cabelo ao Joaquim.

3 comentários:

Gonçalo,Juilson e Francisco disse...

1.1 A seguir tenho de ir almoçar
1.2 Nós íamos a cantar
1.3 Tivemos a jogar futebol durante muito tempo

Lourenço disse...

gostei do site!


Tenho uma dúvida na frase (...a Raquel e
convidamo-lo para a festa...).
sendo que Raquel é género feminino não deveria ser " e convidamo-la?"

Unknown disse...

O João levou a irmã a escola

Dei dois pau ao Joaquim

Na escola deram-me o livro de português