Este blogue foi criado por um grupo formado por quatro raparigas com a ajuda da sua professora de Área de Projecto. O blogue das portuguesas permite que vocês leiam a informação e esclareçam as vossas dúvidas acerca da disciplina de Língua Portuguesa do 8º ano !! Esperamos que gostem e nos visitem !!! Cristiana, Inês Fernandes e Marta.


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Conjugação Perifrástica

1-Constrói três frases,onde empregues a conjugação perifrástica,de forma a exprimires os seguintes significados:

1.1-necessidade/obrigatoriedade da acção.


1.2-realização progressiva da acção.


1.3-realização prolongada da acção.

5 comentários:

Unknown disse...

Exercicio : Conjugaçao perifrastica.

1.1-
Vais-te levantar da cama agora !

1.2-
Estás a espirrar.

1.3-
Estamos a comer um geladinho!

experiências8 disse...

1.1- vai brincar agora!

1.2- estas a morrer.

1.3-estamos a lamber um bitoque!

Letícia, Diana e Mariana disse...

1.1- tenho de ir á casa de banho...,porque estou aflito.
1.2-estou me a limpar.
1.3-puxar as calças para cima.

Letícia, Diana e Mariana disse...

1.1-Vai fazer já os T.P.C !!!!!
1.2-estou indo para casa.
1.3-Estou a trabalhar.

Letícia, Diana e Mariana disse...

primeiro explicas o que é a conjugação perifrástica. e depois fazes os exercicios