Este blogue foi criado por um grupo formado por quatro raparigas com a ajuda da sua professora de Área de Projecto. O blogue das portuguesas permite que vocês leiam a informação e esclareçam as vossas dúvidas acerca da disciplina de Língua Portuguesa do 8º ano !! Esperamos que gostem e nos visitem !!! Cristiana, Inês Fernandes e Marta.


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dia internacional da Mulher


Porquê o dia 8 de Março???

Neste dia, no ano de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica em Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica para reivindicarem um horário de trabalho de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que nestas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, onde entretanto, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional das mulheres na Dinamarca, foi decidido em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como ''Dia Internacional Da Mulher''. Daí para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.


O que se pretende com a celebração deste dia???

Pretende-se chamar à atenção o papel e a dignidade da mulher e a levar uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Sem comentários: