Os adjectivos podem variar em género, número e em grau, aqui estão os graus dos adjectivos:
Normal: Usa-se para expressar que um ser têm um grau normal. É determinado só pelo adjectivo. Exemplo: "O José é alegre".
Comparativo de igualdade: Usa-se para expressar que um ser têm um grau de igualdade a outro ser. Pode ser determinado pelas locuções: tanto... quanto,...assim como..., tão... quanto, ...do mesmo jeito que..., e outras variações. Por exemplo: "Fulano é tão alegre quanto o rapaz".
Comparativo de superioridade: Usa-se para expressar que um ser têm um grau de superioridade a outro ser. Pode ser determinado pelas locuções: mais...que ou mais...do que. Exemplo: "José é mais alegre que Pedro".
Comparativo de inferioridade: Usa-se para expressar que um ser têm um grau de inferioridade a outro ser. Pode ser determinado pelas locuções: menos...que ou menos...do que. Exemplo: "José é menos alegre que Pedro".
Superlativo absoluto (analítico): Exprime um aumento de intensidade sobre o substantivo determinado pelo adjectivo, sem compará-lo com outros da mesma espécie. Exemplo: "José é muito alto".
Superlativo absoluto (sintético): É expresso com a participação de sufixos. O mais comum é – íssimo. Exemplo: “Trata-se de um artista originalíssimo”.
Superlativo relativo de superioridade: Exprime uma vantagem de um ser entre os demais da mesma espécie. Exemplo: "José é o mais alto de todos".
Superlativo relativo de inferioridade: Exprime uma desvantagem de um ser entre os demais da mesma espécie. Exemplo: "José é o menos alto de todos".
Balanço Final
Há 15 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário